O mercado de trabalho vem passando por uma transformação em diferentes âmbitos. Enquanto o Brasil discute o futuro da jornada de trabalho humana, a tecnologia está disponibilizando alternativas para otimizar o desempenho das pessoas no mundo do trabalho.
Já existe tecnologia para que as empresas mantenham um atendimento digital ativo sem interrupção, folga ou férias, oferecendo uma experiência aos consumidores modernos, sem tempo e paciência para esperar um retorno de um profissional que esteja de folga.
“A inteligência artificial vai possibilitar que as pessoas trabalhem menos. Certamente, alguns empregos deixarão de existir, aqueles ligados a rotinas repetitivas, mas certamente surgirão outras funções mais analíticas”, avalia Marcus Ferreira, founder da startup goiana Acelérion Hub de Inovação. Um recente estudo do Goldman Sachs projeta que a ascensão da IA poderá afetar diretamente cerca de 300 milhões de empregos ao redor do mundo.
Ele exemplifica com os colaboradores virtuais criados pela sua startup, focados em venda ou agendamento de reuniões de negócios, que já estão rodando em todo país e que estão diminuindo a necessidade de contratação e treinamento constantes de mão-de-obra.
A startup se consolidou como uma das mais promissoras do Brasil ao desenvolver soluções baseadas em IA para otimizar o atendimento com foco na venda ou no agendamento de reuniões ou visitas de negócios.
Foco na criatividade
Apesar dos temores quanto ao nível de empregos que podem ser perdidos nos próximos anos, a especialista em IA Loryane Lanne, sócia e CEO da Acelérion, avalia que a tecnologia surge para fazer com que as pessoas se esgotem menos nos seus trabalhos operacionais repetitivos. “O ser humano foi feito para ser criativo. A IA está aí justamente para fazer o processo repetitivo e deixar com que as pessoas, os trabalhadores, não se esgotem mentalmente, gerando como consequência um burnout ou algum tipo de depressão por ficarem fazendo algo que não é tão prazeroso”, diz.
A especialista destaca que mesmo as IAs precisam de um especialista para conduzi-las, o que se reflete na necessidade de profissionais cada vez mais especializados e preparados para o mercado de trabalho que vem se desenhando. “No caso do atendimento, a IA precisa de um excelente vendedor do lado dela, observando o comportamento humano e melhorando o seu atendimento para que ela também seja excelente na sua função. Esse vendedor vai dominar a sua área cada vez mais e vai passar a não se desgastar tanto com processos e respostas repetitivos, focando no que é realmente importante”, afirma.
Dois funcionários a menos
Renato Soriani Vieira, proprietário da LR Imóveis, em São Paulo, começou a utilizar o Corretora.AI há cerca de dois meses e descreve a ferramenta como uma verdadeira "secretária de vendas". Entre suas funções, ele destaca a qualificação de leads e o agendamento de visitas, o que permitiu à empresa eliminar a necessidade de dois funcionários que antes realizavam essas tarefas.
"Com o Corretora.AI, já conseguimos atender 413 clientes de forma contínua, 24 horas por dia, e estou muito próximo de fechar vendas graças ao agendamento rápido e assertivo", compartilha Renato.
Entusiasta das tecnologias digitais, Renato não hesitou em adotar a IA em sua empresa e vê a inovação como essencial para escalar seu negócio. "Zero processos trabalhistas e mais agilidade nos atendimentos", resume ele.
Segundo Renato, a Corretora.AI permitiu uma melhor distribuição dos recursos humanos, deixando a equipe livre para focar em aspectos mais estratégicos da venda e no relacionamento com o cliente.
Atendimento 24h com humanização e agilidade
Pabline Mello Nogueira, proprietária da SOU Imobiliária, de Florianópolis, também relata grandes avanços desde a implementação da Corretora.AI. Com dois meses de uso, a IA está encarregada do primeiro atendimento aos clientes, filtrando informações e agendando visitas antes de encaminhá-los para o corretor responsável.
"O atendimento é ágil e 24 horas por dia, mas sem parecer um robô. A IA da Acelérion nos trouxe liberdade e uma personalização que antes só era possível com uma equipe completa", comenta Pabline.
Ela também reforça a importância da inovação para a sobrevivência no mercado. "A inovação é 100% essencial para o nosso crescimento. O cliente busca cada vez mais rapidez e eficiência, e a tecnologia nos permite oferecer exatamente isso", diz Pabline.
Além de aumentar a quantidade de agendamentos e centralizar as informações, a ferramenta também padroniza o atendimento, permitindo que a SOU Imobiliária atenda um maior número de clientes sem comprometer a qualidade do serviço.