Vivendo um momento de expansão, o e-commerce brasileiro promete mais um ano de resultados expressivos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor deve atingir um faturamento de R$ 224,7 bilhões em 2025 e registre o oitavo ano consecutivo de crescimento.
A projeção evidencia o potencial do mercado e a importância do uso de estratégias adequadas para que as empresas se destaquem no cenário competitivo. Para empreendedores que buscam melhorar o posicionamento no ambiente digital, algumas dicas podem ajudar a aproveitar ao máximo o momento positivo vivido pelo setor e ajudar a conquistar o diferencial necessário para obter sucesso nos negócios.
Estabelecer metas realistas, contar com o apoio de profissionais especializados, ter a tecnologia como aliada e ouvir os clientes são as principais estratégias indicadas. Enquanto a definição de metas ajuda a determinar o caminho a ser percorrido, ter uma equipe especializada contribui para colocar as ações em prática. Um profissional especialista em crm (Customer Relationship Management), por exemplo, é responsável por gerenciar e melhorar o relacionamento de uma empresa com seus clientes, o que pode ajudar no crescimento do e-commerce.
Elabore metas para o ano
O ano de 2025 pode ser promissor para os empreendedores do comércio eletrônico. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para ter sucesso na área, é preciso traçar metas realistas que definam um objetivo a ser seguido.
Antes de iniciar o que se busca em 2025, a orientação é olhar para trás e analisar como foi o ano anterior. O Sebrae sugere avaliar métricas de vendas, conversões, retornos de investimentos e feedbacks. Os dados podem ajudar a identificar os pontos fortes e as áreas que necessitam de melhoria.
Com essas informações, é possível estabelecer as metas do ano, que podem ser o aumento de receita, a redução de custos logísticos, a expansão para novos mercados, entre outras.
Conte com o apoio de profissionais e plataformas especializadas
Para crescer no ambiente digital, as marcas precisam do apoio de profissionais e plataformas especializadas. O Sebrae destaca que todo e-commerce precisa do suporte da área de marketing digital, responsável pelas estratégias de produção de conteúdo e SEO.
Os profissionais de marketing digital ajudam o e-commerce a conquistar visibilidade no ambiente digital. As estratégias podem ser usadas em sites, blogs e redes sociais, como explica o Sebrae. A mesma lógica é válida para profissionais de logística e tecnologia. O e-commerce deve contar com uma equipe especializada.
As plataformas utilizadas também fazem a diferença. Quem busca estruturar o CRM, por exemplo, pode apostar na implementação HubSpot, que oferece uma variedade de ferramentas para ajudar empresas a conectarem-se com clientes, automatizar tarefas, gerenciar conteúdo e prestar atendimento ao cliente.
Use a tecnologia a seu favor
De acordo com o estudo Retail Forecast 2025, a Inteligência Artificial (IA) é uma tendência para o e-commerce no ano de 2025 e poderá ser uma ferramenta estratégica para auxiliar empresas em áreas como personalização da experiência do cliente, otimização logística e criação de campanhas criativas.
Outro aspecto que pode auxiliar as lojas virtuais é a implementação de chatbots, por meio da IA generativa. Eles são sistemas avançados de IA conversacional que utilizam processamento de linguagem natural (NLP) e aprendizado de máquina para criar diálogos semelhantes aos humanos. Esses chatbots são capazes de gerar respostas criativas e contextualmente relevantes, adaptadas às preferências do usuário.
Busque a avaliação de clientes
As metas do e-commerce para 2025 devem, necessariamente, priorizar as avaliações dos clientes. De acordo com o estudo E-commerce Trends 2025, sete em cada dez consumidores no Brasil baseiam suas decisões de compra nas avaliações de outros usuários. Para 45% dos entrevistados, as avaliações têm um grande impacto. Além disso, 89% dos consumidores relataram ter desistido de uma compra devido a uma avaliação negativa.
Por isso, as empresas precisam adotar estratégias para colher o feedback dos clientes. É possível utilizar questionários e pesquisas, buscar comentários nas redes sociais, enviar formulários após a conclusão do atendimento e contar com o apoio de chatbots no atendimento para colher relatos de experiência do cliente.
De posse dessas informações, o e-commerce pode estabelecer metas como a criação, o aprimoramento ou a substituição de produtos.