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Tendências e negócios da moda: como diferenciar oportunidades reais de "hypes" passageiros

Em um mercado cada vez mais dinâmico, o surgimento de novos negócios é constante. Alguns prometem revolucionar o mercado, enquanto outros rapidamente se mostram insustentáveis, desaparecendo tão rápido quanto surgiram. Hoje o Brasil conta com 24 unicórnios (startups com valor de mercado acima de U$1 bilhão), porém  um levantamento do Distrito feito para o InfoMoney aponta que ao todo, entre 2015 e 2024, mais de 8 mil startups brasileiras deixaram de existir, número que representa quase metade das 16.936 startups que estão ativas atualmente no País. Esses números evidenciam a importância de saber distinguir tendências sólidas de hypes passageiros.


Segundo Eduardo Córdova, empreendedor há 17 anos e CEO do market4u, entender essa diferença é fundamental para quem busca investir com segurança. "A todo instante surgem propostas atrativas, que parecem oportunidades imperdíveis, mas que com o passar do tempo não se sustentam. Por exemplo, negócios como paleterias e iogurterias causaram alvoroço, mas não se sustentaram no longo prazo. Para os empreendedores, o desafio está em identificar propostas que realmente gerem valor e sejam sustentáveis”, afirma o executivo.


Os quatro pilares de um negócio sólido

Negócios considerados “modinha” geralmente atraem atenção pelo impacto inicial, mas carecem de elementos que sustentem o seu crescimento no longo prazo. “Exemplos recentes incluem modelos que dependiam exclusivamente de tendências de consumo ou que não ofereceram diferenciais competitivos. Se o negócio está fundamentado em um “hype”, ele provavelmente deixará de existir a longo prazo”, afirma Córdova.


Nesse contexto, Eduardo explica que a chave para diferenciar tendências de “hypes” está na identificação de alguns fatores fundamentais, aqui ele destaca quatro deles: eficiência, otimização, comodidade e valorização da saúde e bem-estar. “Negócios eficientes possuem preços competitivos, tendo maior chance de se manterem no mercado, pois tornam seus produtos e serviços acessíveis a uma base maior de consumidores. Além disso, oferecer soluções que otimizem a rotina é um diferencial poderoso, já que ganhar tempo é uma prioridade para muitos clientes, especialmente no mundo acelerado de hoje”, afirma. 


Outro fator importante é a comodidade, que aumenta o potencial de retenção ao facilitar a vida dos consumidores. “Por fim, saúde e bem-estar são critérios cada vez mais valorizados, com produtos e serviços que promovem qualidade de vida, conquistando espaço e fidelidade no mercado. Se o negócio atende pelo menos um desses fatores, já está um passo à frente. Quanto mais itens desses critérios forem atendidos, maior a probabilidade de sucesso a longo prazo”, reforça Córdova.


Dicas para evitar investimentos em negócios “hypes”:


1 - Pesquise o mercado: entenda se o modelo de negócio tem demanda sustentável ou se depende de uma moda passageira.

2 - Avalie o histórico: negócios sólidos geralmente têm uma base bem estruturada e oferecem algo além da novidade.

3 - Converse com especialistas: busque insights com profissionais que possuem experiência no setor.

4 - Projete o futuro: avalie como o negócio se encaixa no mercado daqui a 5 ou 10 anos.

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